Linux Inside

Fedora Logo
Fedora Logo

Finalmente consegui!

Depois de um upgrade à memória do desktop, e de lhe colocar o disco de 500Gb do MythTV que tinha na sala (antes de me dedicar às pipocas), troquei o Windows XP cheio de malware pelo novíssimo Fedora 10 (ainda testei o Open Suse 11.1, mas embora visualmente apelativo, não me dei com aquilo).

O PC é maioritariamente usado pela Filipa, pelo que tive que ter alguma preocupação com o software que lhe disponibilizei.

Comecei com o óbvio Open Office 3.0 e até agora ela não se queixou. As aplicações mais básicas estão cá todas e depois há a indispensável (para ela, pelo menos): o Picasa.

Facilmente instalei o Dropbox e recuperei os 990Mb de documentos já arquivados em menos de nada. A Filipa passou agora a ter 3 “computadores” em que sincroniza os documentos. Aceder a qualquer documento da escola é tão simples como ir a uma página web.

De resto, instalei a impressora apenas com 1 clique. Foi ligar e já está. Até o scanner ficou a funcionar automagicamente (já vos disse o quanto gosto desta palavra, não já?).

Ainda me falta colocar a funcionar duas coisas:

  1. A placa de captura de TV, para ver televisão no PC;
  2. O firewire (tenho um disco externo que se liga por firewire ou USB). Já o tive a funcionar sem problemas, de há uns tempos para cá, deixou de funcionar… Nada que não se resolva em 30 minutos…

Vamos ver como correm as próximas semanas e, se tudo correr conforme esperado ainda vou libertar o espaço ocupado pela partição Windows (que não funciona, devido à mudança de placa gráfica).

Pode ser que entretanto a Filipa se lembre de aparecer por aqui para vos contar como está a correr a experiência dela.