Saltar para conteúdo principal

Excelente Serviço de Apoio

Esta entrada tem mais de um ano e pode não estar actualizada.
A minha opinião pode ter mudado.

Como disse no meu post anterior (eu não disse que o ritmo de entradas no blog voltaria ao ritmo antigo?) o disco de 80Gb do meu portátil foi-se ao ar.

Como pessoa prevenida que sou, tinha backups. Para os dados do trabalho uso o serviço do Mozy.com. A única coisa que não tinha backups era precisamente a PST de email e que estava num bad block que felizmente consegui recuperar.

Depois do disco novo colocado e do sistema operativo instalado foi a vez de recuperar os backups. Não precisei de usar o serviço online já que consegui realizar um backup para o disco externo.

No entanto, por mudanças nas regras do departamento, o hostname, que é o nome que dão ao nosso computador, do meu portátil teve que ser mudado. Foi aqui que começaram os meus problemas.

Depois de reinstalado o mozy, este não reconheceu o backup do disco antigo  e começou um conjunto novo de backups. Lembram-se que eu avisei que o mozy, ao contrário do Dropbox e do Syncplicity, faz backups de 1 para 1 e não a sincronização de vários computadores?

Não desanimei. Não queria começar um novo conjunto de backups porque perdia algo que é importante para mim, que é o histórico de alterações a um ficheiro… Um exemplo:

mozy backup

Foi aqui que iniciei uma troca de email’s com o serviço de suporte da empresa. Lembro que estou a falar de um serviço que, até 2Gb é gratuito e como tal as minhas expectativas eram quase nulas.

Inicialmente foi-me indicado que fizesse novo backup de tudo e depois apagasse o backup antigo que tinha. Como tinha escrito o email à pressa insisti, colocando um pouco mais de cuidado nas questões enumeradas e partilhando claramente as minhas dúvidas.

A resposta foi surpreendente. Enviaram-me uma série de instruções, um ficheiro para editar o registry e indicando, passo por passo o que fazer, ressalvando que poderia não funcionar.

Percorri as instruções a validei os resultados. Não funcionou. Ou pelo menos deu um erro que não esperava. Retirei manualmente as entradas colocadas no registry e iniciei um novo backup desistindo da minha intenção de não perder o histórico.

Qual não foi o meu espanto quando, entrando na minha conta para apagar o computador antigo, este já não existia. E verifiquei que estava a fazer backup para cima dos meus ficheiros antigos, forçando a actualização de cada um deles.

As instruções enviadas não funcionaram out-of-the-box mas tiveram o efeito desejado de não perder o conjunto de backups já existente. Deram-se ao trabalho de compilar uma lista de acções que deveria seguir, de preparar um ficheiro para o registry à minha medida e de, mesmo assim, dizerem que era algo que poderia não funcionar.

Torno a lembrar que o sistema é gratuito e que a obrigação deles para comigo era (e é) nula.

There is no such thing as a free beer.

Resultado da experiência: vou continuar a usar o serviço. Recomendo-o vivamente para quem não se quer chatear em fazer backups para outros discos. É instalar, configurar as directorias a guardar e esquecer. Ou como dizem os americanos: setup and forget.

Em relação à equipa de suporte apenas pergunto quando é que as empresas portuguesas aprendem a prestar um serviço assim?