Mudanças

Nos últimos dois meses este simples blog esteve mais vezes indisponível que nos outros 10 anos todos juntos.

A empresa de hosting onde está alojado mudou-me para um servidor novo e desde então tem sido um martírio.

Realizar simples operações demora uma eternidade. Publicar uma entrada e tê-la difundida para as redes sociais deixou de acontecer. Dias em que o blog fica indisponível várias vezes por alguns minutos. Ou poucas vezes, por muito minutos.

Eu sei que, muito provavelmente, poucos deram conta. Afinal isto tem uma média de visitas diárias mais baixa que visitas ao Sócrates enquanto esteve em Évora.

Mas, caramba, esta é a minha casa e eu recuso-me a deixar no controlo de empresas que não conheço o controlo dos meus conteúdos (um destes dias ainda farei uma publicação sobre o que sabemos em relação ao tratamento dado pelo Facebook aos dados que recolhem). Por isso recuso-me a deixar cair a qualidade para níveis que considero inaceitáveis.

Por isso quero partilhar que este fim-de-semana mudei o blog de sítio. Em 10 anos esta é a segunda mudança, depois de em 2008 ter passado a ser alojado em domínio próprio.

Está agora alojado num VPS onde controlo que software está a correr, tenho a garantia de que os recursos do servidor são apenas usados por mim e não são partilhado por umas centenas de contas diferentes. Também me permitirá fazer outras coisas que até aqui não conseguia, mas isso são bónus não previstos da mudança.

Para vocês, os poucos visitantes deste sítio, nada disto fará diferença. Para mim espero que melhor substancialmente a forma como tenho a minha casa organizada.

Peço-vos, no entanto, que se encontrarem algum erro, o reportem, seja por email, pelo formulário de contacto ou mesmo como comentário a esta entrada.

Vemo-nos por aí.