Guia planetasoares | 2

Quantas vezes já se perguntou?

Como me proteger (ou os meus filhos) daqueles sites maldosos?

Para quem é pai e tem os filhos a descobrir a Internet, acredito que seja algo que vos passa pela cabeça.

A minha resposta no entanto é sempre a mesma: supervisão e educação! Não há nenhuma ferramenta capaz de a/o substituir nessa tarefa.

Há no entanto algumas coisas que pode fazer para minimizar a possibilidade de os seus filhos irem parar a um site indesejado enquanto cozinha e não tem tempo para estar com ele/ela no escritório.

A minha sugestão: altere o servidor de DNS e mude-se de armas e bagagens para o OpenDNS… 😛

Mas que carga d’água é o DNS?

Sim, eu sei. Estava à espera da pergunta.

DNS – Domain Name System – é aquilo que toda a gente na Internet usa. É o que lhe permite transformar o google.com em 208.69.34.230 (número IP)  para que o browser – aquilo que usa para navegar na Internet saiba para onde ir.

Por omissão, quando configura o acesso à Internet usa os servidores de DNS do seu ISP – Internet Service Provider.

A minha sugestão é que altere esta configuração para passar a usar os servidores da OpenDNS.
opendns-logo

E que raio é isso do OpenDNS?

OpenDNS é uma empresa que se posiciona como uma alternativa aos servidores de DNS do seu ISP. Para além do serviço básico de tradução do nome do site que em números IP, fornece-lhe uma série de serviços complementares, completamente grátis.

O que é que isto tem a ver com a segurança?

Tudo. Se o seu filho escrever playboy.com como um site a visitar e lhe aparecer outra página qualquer ou se o seu filho escrever drogen-wissen.de e em vez de uma farmácia onde pode comprar alguma drogas lhe aparecer uma advertência que não pode visitar esse local, toda a experiência de navegação fica mais segura.

Playboy.com blocked

Como é que tudo isto funciona?

Bem, para começar o sistema depende de algumas coisas. A primeira é que já têm um catálogo imenso de sites catalogados. Já sabem indicar que o site A é considerado pornográfico ou que o site B contém malware.

Depois, apenas tem que escolher que grau de filtragem deseja para a sua navegação. Existem 5 graus já definidos:

OpenDNS Filtering Level

Se nenhuma destas 5 pré-definições o satisfizerem, podem sempre ajustar a gosto o que pretendem e não pretendem filtrar:

OpenDNS custom filter

Pode depois, adicionar sites a uma lista de rejeição individual – pode por exemplo deixar activa a categoria Television mas querer rejeitar o acesso ao site da tviou pode criar uma lista de aceitação individual, como por exemplo rejeitar completamente a categoria webmail mas incluir o gmail.com como site autorizado.

Quantos programas tenho que instalar para isto tudo funcionar?

Nenhum! E esta é a melhor parte. Não tem que instalar (quase) nada. O sistema funciona, como disse no inicio, alterando o servidor de DNS que usa para o da OpenDNS. Apenas com esta alteração fica automaticamente protegido contra phishing.

Aconselho vivamente a criar uma conta free, ver este vídeo de como configurar uma conta e começar a navegar com mais segurança.

OpenDNS é uma maneira excelente de proteger os seus filhos da Internet  (ou proteger a Internet dos seus filhos) mas não só. Com um pouco de paciência permite melhor a vida de utilizadores avançados.