O Norte sem rumo | 2

Vou continuar a usar este espaço para listar e enumerar as desigualdades de tratamento entre Lisboa e o resto do País.

Novas regras para dar mais verbas a Lisboa [JN]

O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres para Lisboa.

[…]

A região de Lisboa não teria direito às verbas destinadas às regiões de convergência, uma vez que os seus indicadores – PIB (Produto Interno Bruto) per capita e qualidade de vida – já estão acima da média europeia.

Viva a igualdade de tratamento!

Mas há mais…

Em relação ao desvio que a capital se prepara para fazer em relação à Red Bull Air Race, a ACP apelou já ao boicote aos produtos TMN, Galp e EDP – como se faz boicote aos produtos da EDP se não temos alternativa?

E uma opinião surpreendente, se não pelo conteúdo, pela pessoa que a emite:

Mesmo sendo Lisboeta e Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, considero incrível e lamentável que se tente desviar do Rio Douro para o Rio Tejo a prova Redbull das acrobacias aéreas. Já tive oportunidade de assistir, no ano passado, e testemunhei a excelência da organização e o entusiasmo das pessoas daquela Região, bem com de todos os visitantes, com o espectáculo que lhes era proporcionado. [Pedro Santana Lopes, em Acrobacias]
[negritos meus]

Parece que não são apenas os habitantes da Região que estão indignados com a manobra de diversão que se prepara.

Ainda há quem tenha bom senso para perceber que estão a dividir o país em dois: Lisboa e o resto!

Fica no entanto a pergunta: sendo Pedro Santana Lopes um politico com responsabilidades directas na Câmara Municipal de Lisboa e ex-primeiro-ministro, o que vai fazer ele para que o desvio não aconteça?