Arrumar a casa

Ontem foi um dia em cheio para este blog

A entrada sobre a Neve em Braga, recebeu umas astronómicas 600 visitas. Bem sei que para alguns blogs isto são números “pequenos”, mas para mim é um aumento de 1000% em relação ao normal.

Para terem uma ligeira ideia deixo-vos um facto e um gráfico. O facto é que ontem, chegaram a estar, em simultâneo, 40 pessoas a ler o blog. Em condições normais, só muito recentemente atingi as 4 pessoas em simultâneo.

Quanto ao gráfico, uma imagem vale mais que mil palavras:

Acessos ao Blog
Acessos ao Blog

Para além do óbvio, ou seja, não ser normal nevar em Braga e existir, obviamente, uma procura desenfreada por notícias frescas, o que aconteceu ontem de diferente para que isto fosse possível?

Bem, uma série de pequenos pormenores:

  1. Criei a notícia relativamente cedo e, por sorte lembrei-me de incluir uma imagem das câmaras da Brisa;
  2. O Google indexou a minha página também de uma forma rápida o que permitiu direccionar para aqui cerca de 200 pessoas que procuravam por “neve em Braga” e seus derivados;
  3. Por fim, o efeito publico.pt. Ao fazer a primeira actualização da notícia e ao colocar um link para a notícia do publico, ganhei mais cerca de 200 visitantes vindos directamente daquele jornal online.

Com este fluxo de visitantes, eu também aprendi algo. Por exemplo, tivesse colocado a entrada apenas no final do dia e já não era novidade. Outras fontes de informação teriam sido consultadas.

Mas percebi também que, o layout actual é limitado e o espaço reservado ao texto propriamente dito é curto.
Colocar duas ou três fotos é um martírio e para as deixar bem formatadas uma dor de cabeça.

Sendo assim decidi mudar outra vez o tema. O tema actual, embora visualmente apelativo não me completa.

Optarei por um tema de apenas 2 colunas, com ênfase no conteúdo e menos destaque ao que é acessório. Mais importante que o rearranjo visual e estético que vai levar, será o arrumar definitivo do conteúdo. Eliminarei e simplificarei as categorias e passarei a dar o devido uso às tags (ou etiquetas).

Posto isto, apareçam que haverá novidades em breve…

4 Comment

  1. Excelente análise blogosférica. O Avenida ontem, ao contrário do que sucedera com a queda do prédio na Rua dos Chãos (por exemplo) chegou tarde e por isso tivemos metade das visitas que tínhamos tido no dia do infortúnio. Compromissos profissionais impediram-nos de chegar cedo à notícia do dia.

    Abraço,
    PM

  2. Excelente análise blogosférica. O Avenida ontem, ao contrário do que sucedera com a queda do prédio na Rua dos Chãos (por exemplo) chegou tarde e por isso tivemos metade das visitas que tínhamos tido no dia do infortúnio. Compromissos profissionais impediram-nos de chegar cedo à notícia do dia.

    Abraço,
    PM

  3. Francisco Barbosa says:

    Pois foi Toni.
    A neve e as respectivas fotos enviadas pelo tio Alberto é que contribuiram para eu chegar aqui.

  4. Francisco Barbosa says:

    Pois foi Toni.
    A neve e as respectivas fotos enviadas pelo tio Alberto é que contribuiram para eu chegar aqui.

Comentários fechados.