O Magalhães e o Controlo Parental

Portátil MagalhãesFoi hoje lançado, com pompa e circunstância, o famoso portátil Magalhães.

Famoso porque anda meio mundo a falar do assunto. E como qualquer assunto que meio mundo fala, parece que há sempre defeitos a invocar.

Ora, a SIC lembrou-se de ir ao Google e fazer pesquisa de palavras como vagina ou sexo e esperavam que o controlo parental do portátil fizesse milagres…

Enfim, ou os jornalistas são burros ou ingénuos… Ou não são uma coisa nem outra e apenas gostam de lançar a confusão.

Obviamente que o Governo, este ou outro qualquer não pode prometer protecção divina de algo que não controla. Se tem acesso à Internet, e sendo esta algo em constante actualização, não há controlo perfeito a partir de uma aplicação.

Os pais, se desejam que os seus filhos não andem por maus caminhos na Internet têm o dever de os supervisionar. Têm o dever de não confiar no Estado para fazer algo que apenas a eles competem. Aliás, Deus me livre de algum dia o Estado me dizer o que podem ou não podem os meus filhos fazerem na Internet.

Quem aqui chegou pensando que eu tinha uma solução mágica para o problema proposto, aviso já que não tenho. Mas fica prometido para breve um artigo sobre o controlo que faço à minha rede e garantidamente os meus computadores não chegam a alguns desses sites. E os meus filhos ainda nem sequer têm idade para ter computador – embora o Hugo aceda à Internet para jogar uns jogos em flash e ver uns vídeos no YouTube… E é também esta a responsabilidade de um pai. Ser pró-activo e atento em relação aos hábitos de consumo de Internet dos seus filhos.

PS: Não, não vou comprar um portátil destes para o Hugo…
PPS: Tinha prometido a mim mesmo que não falava nessa coisa de Magalhães, mas não resisti…

2 Comment

  1. aloisio says:

    ola gostaria de por a funcionar o msn i o googel no magalhaes, ja estive no controlo parental a permitir funcionar o googel mas continua igual, gostari que me pode-sem ajudar

  2. aloisio says:

    ola gostaria de por a funcionar o msn i o googel no magalhaes, ja estive no controlo parental a permitir funcionar o googel mas continua igual, gostari que me pode-sem ajudar

Comentários fechados.