Help – Ajuda Precisa-se

Bem, então é assim…

Já há algum tempo que montei na sala um computador que por cá estava parado.

MythTV em cima, ligação directa da saída VGA ao Plasma e ligar os dois disco externos (USB) ao mesmo. Carregar o software com as músicas, filmes e outras coisas mais e tudo andava perfeito…

Há duas semanas resolvi trocar de placa gráfica. A velhinha ASUS V3400 TNT de 1998 já não aguentava com tudo. Por menos de 40€ comprei uma GeForce 6200 com 256 Mb de memória e saída DVI (requisito meu).

Mas como um gajo nunca está satisfeito, resolvi que o barulho do disco externo era demais para ter na sala. Vai daí, pesquisa no mercado discos baratos. Solução: por menos de 120 € um disco interno de 500 Gb.

Foi quando começaram os problemas.

  1. O disco é SATA. Eu não tenho um computador tão recente que tenha um controlado SATA. Resultado: comprar controlador SATA RAID 1.
  2. O Ubuntu 6.10 que estava instalado não reconheceu o novo controlador. Resultado: instalar 7.04.
  3. Durante a instalação, a partição máxima que o gparted conseguia criar no disco novo era de 70 Gb. No problemo, pensei trato do assunto assim que terminar a instalação.
  4. Criação da nova partição de 392 Gb (sim, 500 Gb = 392 Gb + 68 Gb). Não consigo copiar nada para lá. Quer dizer, conseguir consigo, mas ao fim de algum tempo (umas horas depois ou uns 10 Gb depois) um fsck ao disco demora mais de 1 hora… 🙁

Já tentei colocar o disco com xfs, mas nem a partição consigo inicializar.

Com ReiserFS, consigo criar o disco mas não consigo copiar mais de 10 Mb…

Já não sei o que fazer mais. Sinto-me tentado a ir devolver o disco (e a controladora SATA) e pedir um disco ATA.

Alguma alma caridosa por aí tem alguma sugestão?